Para lidar com desafios como o aumento da base de assinantes, os provedores de Internet precisam buscar controles mais profissionais para os seus negócios. Os softwares de gestão podem ajudar nessa tarefa. O guia apresenta os principais fornecedores dessas ferramentas, indicando suas funcionalidades, módulos, integração de equipamentos, legislação e outros recursos. O levantamento está disposto numa única tabela de fácil consulta.
Em tempos de crise e competição acirrada, é hora de buscar eficiência, organizar processos e melhorar a gestão. A recomendação se torna ainda mais verdadeira no caso dos provedores de Internet, geralmente empresas que começam pequenas, mas que em pouco tempo aumentam sua base de clientes, expandem operações e introduzem novos serviços e tecnologias.
Ferramentas de gestão técnica e comercial podem ajudá-los a lidar com essas rotinas, aumentando a produtividade e melhorando a qualidade dos serviços prestados. O guia a seguir traz a oferta dos fornecedores de software de gestão para provedores. De fácil consulta, o levantamento apresenta os seguintes itens:
- Funcionalidades – versão web, suporte 24 h ao provedor, servidor e dados abertos ao cliente, treinamento online gratuito, integração web filters e migração de banco de dados;
- Módulos – central de assinante (SAC), aplicativo para dispositivo móvel, revendas, atendimento eletrônico/ao assinante, estoque, painel de atendimento, ordens de serviço, autenticação e financeiro.
- Integração de equipamentos Ubiquiti, Mikrotik e Juniper.
- Legislação (atende normas da Anatel e Marco Civil da Internet) protocolagem dos atendimentos, redução e bloqueio de velocidade por inadimplência e automação de corte de serviço de Internet.
- Outros recursos – logs de conexão, relatórios estatísticos, controle de comodatos e autodesbloqueio do cliente.
Hoje o mercado oferece soluções bastante completas e integradas para o gerenciamento dessas rotinas. Os sistemas integrados de gestão empresarial permitem às empresas menores dispor de estratégias tão eficazes quanto as grandes corporações, baseados no uso de dados estruturados.
Uma outra vantagem do software de gestão é o relacionamento comercial por meio de uma única central, possibilitando maior integração com os clientes.